Na reunião negocial de hoje foi finalmente possível concluir-se um acordo sobre as matérias da tabela salarial e outras rubricas de incidência pecuniária, para vigorar no ano de 2015.
Respondendo aos insistentes apelos feitos pela CNS/FIEQUIMETAL, a CN/EDP foi evoluindo no seu propósito inicial de não proceder a qualquer aumento este ano e, na reunião de hoje, foi possível assumir uma posição que possibilitou o acordo com a nossa CNS que, nos seus termos fundamentais, assenta nos seguintes pontos:
Remuneração-Base – 1,0%, arredondado ao euro superior;
Restantes rubricas de incidência pecuniária – 1,0%;
Prémio anual - 185 euros (pago de uma só vez aos trabalhadores que à data do acordo estejam no ativo)
Este prémio é atribuído a quem reunir os seguintes 3 critérios:
- Ter tido 6 meses de trabalho efetivo;
- Ter na Avaliação de Desempenho o mínimo de “Contribuição desejável”;
- Não ter faltas injustificadas.
Distribuição de lucros – nos mesmos termos dos anos anteriores.
Em relação à proposta da Fiequimetal de aumento dos valores máximos e mínimos na retribuição de trabalho por turnos, a CN/EDP declarou não ter condições nesta negociação para a aceitar, dado que houve um aumento na recente assinatura do ACT. Deixou porém esta possibilidade em aberto em futura revisão.
O mesmo fundamento foi apresentado para a proposta relativa aos valores para as BR’s, até 1000€, serem ligeiramente superiores.
A CNS/FIEQUIMETAL reconheceu que este acordo é positivo para os trabalhadores mas, no entanto, não deixou de considerar que a Empresa, pelas boas condições que reune, bem poderia ter ido um pouco mais além. Declarou ainda que se manterá atenta à evolução das condições económicas em Portugal e que, a ocorrerem situações que conduzam à degradação da atual situação, não deixará de exigir da Empresa uma intervenção reparadora.
No verso publicamos os valores e tabelas agora acordados. CLIQUE AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário