segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Comunicado do Siesi

"Realizou-se no dia 23/09/2016 mais uma reunião plenária para a negociação da atribuição do subsidio de estudo aos descendentes dos trabalhadores. A CNS/FIEQUIMETAL questionou a CN/EDP sobre eventuais alterações em relação sua ultima proposta e perguntou qual a posição da Administração em relação à última proposta que tínhamos apresentado. Em resposta, a CN/EDP informou que só poderia apresentar alguma alteração se existisse compromisso de que o acordo seria alcançado com todas as partes, o que não se verificou. Como é lógico, afirmámos que estamos dispostos a negociar mas não podemos “passar cheques em branco”, ainda por cima quando a última proposta da Administração retira cerca de 600 Mil Euros ao montante total dos Subsídios a atribuir (cálculos com base em números de 2014). Nesta perspectiva, declarámos não haver condições para proceder a uma reformulação da nossa parte e exortámos a CN/EDP a apresentar alterações significativas que permitam uma negociação real. A CN/EDP afirmou então que a Administração está a ponderar a aplicação do subsídio por ato de gestão pretendendo ignorar cerca de um ano de negociações que já realizou com a CNS/FIEQUIMETAL e procurando assim desaproveitar o nosso esforço para alcançar o acordo. A CNS/FIEQUIMETAL repudia esta posição e afirma que continua na firme disposição de chegar a um acordo rapidamente o que só será possível através de evoluções significativas da CN/EDP traduzindo assim uma posição de bom senso por parte da Administração da Empresa "

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Comunicado da ASOSI

"O benefício para todos…
Os outorgantes do ACT na altura do acordo, porque era necessário continuar a negociar,
mencionaram no mesmo a clausula 110ª , assim estamos a finalizar o protocolo Subsidio de Estudo a descendentes de trabalhadores e reformados Os sindicatos têm vindo a discutir com a Companhia vários assuntos e a edp no que toca ao Subsídio de Estudo já avançou para valores que ainda consideramos escassos e inaceitáveis.
Os cinco escalões propostos pela empresa com majoração de 5% após o 2º filho são os seguintes:
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino Basico (2º ciclo e 3º ciclo)
Ensino secundário
Pós secundário
Ensino superior
Estes valores irão abranger também descendentes a estudar no estrangeiro.
Continuamos a negociar e pensamos até sexta-feira (Dia 23/09/16 reunião com todos os Sindicatos), melhorar os valores e a abrangência dos mesmos.
HORÁRIOS DE TRABALHO
Na dinâmica que é a negociação Sindical para além de outras matérias que continuamos a considerar melhorar, temos o Ajuste de Protocolos sobre horários de turno em algumas Instalações de trabalho contínuo que terá de resultar em melhor compensação para os trabalhadores.
DESLOCAÇÃO DE TRABALHADORES da Produção
A comunicação que agora nos é formalmente dada, deixa-nos algumas preocupações para o cumprimento do ACT e ao mesmo tempo o conciliar a vida de cada um, nesta família que a EDP sempre quis ser…
"

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Comunicado da Fiequimetal

Realizou-se no dia 16 de Setembro mais uma ronda de negociação do ACT da EDP. A revisão do subsídio do Subsídio de Estudo é uma das matérias ainda em aberto para cuja reivindicação o sindicato considera importante a participação ativa dos trabalhadores, face à posição recuada da empresa. Estiveram ainda em cisma da mesa as questões relacionadas com os protocolos acordados e a vigorar nas Centrais de Mortágua e da FISIGEN (Barreiro), bem como a transferência do Centro de Telecomando da Régua para o Porto.

Continua a negociação para melhorar o ACT. Exigimos que a Administração assuma o espirito da negociação do ACT
Realizou-se dia 16 de Setembro uma reunião Plenária das CNS's com a CN/EDP, convocada por esta, para se discutirem as matérias do ACT ainda em aberto.
Negociação do Subsídio de Estudo exige participação ativa dos trabalhadores!
Sobre o Subsídio de Estudos a descendentes de trabalhadores e reformados a CN/FIEQUIMETAL reiterou que considera os valores apresentados pela CN/EDP aquém das reais possibilidades da Empresa e do minimamente aceitável. Continuamos a pugnar para que o subsídio cumpra o seu objetivo de apoio real aos estudos dos descendentes de todos os trabalhadores e reformados. A CNS/FIEQUIMETAL continua a exigir que a CN/EDP esteja nesta negociação aberta a uma revisão do subsídio na base do espírito com que se procedeu à negociação do atual ACT e que não procure fazer desta negociação um negócio lucrativo para a sua parte.
Durante a próxima semana continuar-se-ão a realizar reuniões com a CN/EDP no sentido de se chegar a uma posição que possibilite o acordo desejado

Protocolos das centrais de Mortágua e FISIGEN
A empresa lançou ainda para cima da mesa questões sobre os protocolos acordados e a vigorar nas Centrais de Mortágua e da FISIGEN (Barreiro). Dado que ainda estamos a desenvolver contactos e auscultação dos trabalhadores envolvidos ficou esta matéria adiada para a próxima reunião plenária.

Centro de Telecomando da Régua
Aproveitando esta reunião a EDP Produção informou os sindicatos de uma alteração orgânica que leva à transferência do Centro de Telecomando da Régua para o Porto.
A Empresa na sua apresentação reafirmou que a transferência dos trabalhadores envolvidos se faria de forma a acautelar os seus direitos e tendo em conta a vida pessoal dos envolvidos, além de que não serão feitas sobre eles pressões.

A FIEQUIMETAL registou a informação dada e está a acompanhar este processo junto dos trabalhadores envolvidos, para que tudo se processe de forma legal e correta no respeito pelos trabalhadores.

A próxima reunião Plenária terá lugar na sexta-feira, 23 de setembro.
Mantém-te atento. Sindicaliza-te.
Lisboa, 16 de Setembro de 2016
A CNS/Fiequimetal

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Nasceu o SIEAP

Um novo sindicato foi criado a partir de ativistas no setor anunciando "objetivos de uma proximidade dos locais de trabalho".
O SIEAP pretende "introduzir no panorama nacional um sindicalismo de classe e de caráter unitário, moderno e com futuro".
É público que vários ativistas que dinamizaram a lista B à direção do SIESI participam na criação do SIEAP.
Segundo a informação que nos chegou o referido sindicato "está a ganhar, desde já, implantação em grandes empresas do setor elétrico como na Visteon e na EDP ou na EPAL".
Os trabalhadores que criaram o novo sindicato já iniciaram algum trabalho de divulgação, apresentando como contato o telefone 912636444 e a página do
facebook: SIEAP-Sindicato das Industrias, Energia e Águas de Portugal