terça-feira, 20 de agosto de 2013

Comunicado da CT da EDP Distribuição


" A 30 de Julho, realizou-se em Lisboa, uma reunião entre a Comissão de Trabalhadores (CT) e o Conselho de Administração da EDP Distribuição (CA), onde foram colocados diversos assuntos, alguns deles ainda integrados nos constantes da reunião anterior e cuja informação consta de comunicado datado de 11 de Junho de 2013.
Contas 1º Semestre 2013
O CA fez uma breve informação sobre a situação económica da empresa relativa ao 1º Semestre de 2013, marcado pela continuidade da quebra de energia distribuída (-3%) e do número de clientes (- 0,6%).
De registar neste período, ainda, uma diminuição dos custos com Pessoal (de 61 para 58 milhões).
O CA deu nota que a empresa tinha decidido avançar com um processo de Providência Cautelar relativo à questão dos contadores, por considerar que a sanção aplicada pela ERSE não estava justamente fundamentada.
A CT considera que os dados de gestão apresentados revelam cuidado sobre a evolução da situação político/ legislativa do sector e espera que os dados do 2º semestre possam tornar mais clara a situação para o futuro da empresa.
A CT considera ainda que a descida de custos com pessoal é um claro indicador dos efeitos da diminuição do custo do trabalho, imposto unilateralmente em Agosto passado, e volta a apelar que a empresa repense este procedimento a breve trecho.
Nova Empresa/ Velha Empresa/ Sempre EDP
O CA informou a CT que o processo de criação de uma nova empresa (EDP-OD) que tinha sido abordada em recente reunião sofreu uma alteração de concepção dentro do Grupo EDP e, embora mantendo as características e objectivos então apresentados, o processo continuará mas sobre alçada de uma empresa já existente no Grupo EDP (O&M).
A CT mantém a sua posição anterior e considera que todo o trabalho deverá manter-se no seio da EDP/Distribuição considerando que todo este processo de admissão de novos colaboradores só é assim realizado por forma a que estes não fiquem abrangidos pelo actual ACT.
A CT vai seguir o processo de recrutamento e as condições de admissão e em tempo tomará posição e intervir se necessário.
Sistema Informático – Aplicação SIT/DM
Questionado sobre as inúmeras queixas que tem chegado à CT sobre a dificuldade encontrada em se trabalhar em muitos dias com a aplicação SIT/DM, com consequentes quebras de produtividade completamente alheias aos trabalhadores, o CA informou que está a recolher informação e tem já em análise os resultados um inquérito que permitirá proceder às diligências necessárias para a resolução do problema.
A CT espera que este processo seja rapidamente resolvido considerando que a lentidão de resposta do sistema informático se tem vindo a agravar com perdas significativas de tempo de trabalho.
Manobras na MT
Questionado pela CT sobre se é do conhecimento da Empresa que haja trabalhadores das PSE a intervir em atos de manobras de MT o CA. Considerou que:
a) O pessoal das PSE não faz manobras MT;
b) Há no momento em curso uma experiência piloto, em 3 polos (Aveiro, Portimão e Viseu) em que se estuda a hipótese de possibilidade de serem credenciados elementos das PSE, para intervenção em situações de trabalhos programados que envolvam unicamente uma ou duas pequenas manobras.
Face a esta resposta a CT vai seguir estes processos pilotos reafirmando contudo que sempre exigirá que todos os aspetos legais sejam cumpridos.
A CT apela ainda aos trabalhadores que, caso tomem conhecimento de intervenções dos PSE neste tipo de manobras, a informem logo que possível.
A próxima reunião da CT com o CA está agendada para o dia 15 de Outubro.
Lisboa, 09/08/2013 "

Sem comentários:

Enviar um comentário