sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Comunicado da CT da Distribuição

"A CT reuniu com o CA e abordou algumas questões relativas à situação atual da empresa.

EMPREITADA CONTINUA
O CA informou que no início de Setembro sairão os concursos para as empreitadas continuas a iniciar em 2015.
Melhoria da relação adjudicatário / empreiteiros, otimização das operações envolvidas, reforço das exigências de habilitações técnicas, melhoria dos níveis de serviço, e melhoria na gestão dos materiais são alguns dos propósitos apresentados como os orientadores deste concurso.
A CT considera que os objetivos gerais apresentados vão no sentido do que tem vindo a ser exigido e vai continuar a analisar este processo logo que tenha acesso a dados mais concretos.

SITUAÇÃO ECONOMICA FINANCEIRA
Foram apresentados, pelo CA, alguns dados relativos ao 1º semestre deste ano de que destacamos os seguintes:
Registou-se um aumento da eletricidade distribuída (1,3%) com um TIE de 35 minutos (cerca de 5 minutos mais que o ano passado);
O EBITDA baixou 1,4% (cerca de 5 milhões) tendo-se registado a nível do OPEX (pessoal e PSE) uma descida de 2,7;
Regista-se a nível do investimento um aumento de 12 milhões.
A CT vai continuar a acompanhar a situação deste ano registando que se continua a verificar um sobre-esforço pedido aos trabalhadores sem que lhes seja reconhecido o justo pagamento pelo seu trabalho.

O NOVO ACT E OS TRABALHADORES DO GRUPO EDP QUE TRABALHAM PARA A EDP DISTRIBUIÇÃO
A CT colocou, ao CA, a sua posição de que, uma vez assinado o novo ACT/EDP deixa de ter qualquer sentido a manutenção de trabalhadores com os seus postos de trabalho totalmente disponíveis para a EDP Distribuição-fora dos quadros desta empresa; por exemplo a O&M..
O CA afirmou que esta situação será reanalisada a luz da nova realidade.
A CT vai continuar a acompanhar de perto esta situação, brevemente voltaremos a nos pronunciar sobre este assunto.

SEGURANÇA
O CA informou que, no seguimento do Programa Orange, as atividades de segurança do Grupo ficarão organizadas na EDP VALOR libertando assim mais quadros para o trabalho ativo nos locais.
A nível da EDP Distribuição a Segurança ficará a ser coordenada a nível de um assessor do CA.

EDIFÍCIOS EM LISBOA
Face ao questionamento por parte da CT o CA informou que, no seguimento da venda pelo Grupo EDP do Edifício do Marques de Pombal, a EDP Distribuição vai manter-se nas instalações que ocupa atualmente em regime de aluguer até a concretização do projeto das instalações de Cabo Ruivo.

DIVERSOS
A C.T. colocou, ao CA, a situação posta por vários trabalhadores sobre tempos de espera inusitados para a substituição de pneus. O CA ficou de ver o que se passa.
A C.T. levou ao conhecimento do CA o facto de autoridades policiais estarem a considerar que os trabalhadores da EDP quando conduzem viaturas da empresa são condutores profissionais e assim tratados face à lei. O CA ficou de analisar a situação e transmitir uma posição.
O CA informou que o roubo do cobre finalmente está a diminuir (menos 70% de roubos no ultimo ano) fruto de uma concertação de vontades de que a EDP Distribuição foi pioneira.
O CA informou que se irá realizar um Encontro de Segurança do Trabalho no dia 8 de Outubro em Ílhavo.
A próxima reunião da CT com o CA está agendada para o dia 30 de Outubro. Solicitamos aos trabalhadores que nos enviem assuntos que desejem ver tratados.

Lisboa, 05/09/2014"

Sem comentários:

Enviar um comentário