Notícia do Jornal Expresso
"Em apenas dois dias Iberdrola 'desfaz-se' da EDP.
Depois de ontem ter anunciado a venda de 4,57% do capital da EDP, a espanhola Iberdrola, anuncia uma nova venda de ações e fica com uma participação residual na elétrica portuguesa.
Ontem, a elétrica espanhola Iberdrola anunciava a venda de 4,57% do capital da EDP, onde detinha, até então, 6,6%.
Um dia depois, ou seja, hoje ao final da tarde, a Iberdrola voltou a fazer um novo anúncio em comunicado divulgado na Comisión Nacional del Mercado de Valores, em Espanha, para dizer que tinha acabado de encarregar a UBS Limited para a venda de mais um lote de 1,97% de ações da EDP.
Quando esta operação estiver concretizada, a Iberdrola ficará com uma posição acionista na elétrica portuguesa, liderada por António Mexia, de 0,13%.
Fontes do sector elétrico espanhol asseguram que no final destas duas operações de desinvestimento na EDP, a Iberdrola poderá ter acumulado um encaixe próximo dos 440 milhões de euros.
Recorde-se que a Iberdrola entrou no capital da EDP em 1998, numa das fases de reprivatização da empresa, tendo chegado a deter, oito anos mais tarde, uma posição de 9,5% do seu capital.
Já em 2010, e depois de alguns anos de desconforto evidente entre os conselhos de administração das duas companhias, a Iberdrola reduziu pela primeira vez a sua posição acionista, com a venda de 2,71% do capital.
Os espanhóis nunca chegaram a estar representados no Conselho Geral de Supervisão da EDP."
Ler mais clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário