"O maior accionista da EDP adquiriu 50% da EDP Ásia, que, por sua vez, detém 21,2% da Companhia de Electricidade de Macau, num negócio com um ganho de 110 milhões de euros para a EDP.
A EDP acordou a venda ao grupo China Three Gorges (seu maior accionista) de 50% da EDP Ásia, a subsidiária da empresa portuguesa que detém 21,2% da CEM – Companhia de Electricidade de Macau, num negócio que representará para a EDP um ganho de capital de 110 milhões de euros este ano.
A EDP Ásia detém uma participação de 21,2% na Companhia de Electricidade de Macau, que actua como concessionária exclusiva nas actividades de transmissão, distribuição e comercialização de energia eléctrica na Região Administrativa Especial de Macau desde 1985. A CEM detém 1.680 quilómetros de redes de electricidade e 472 megawatts (MW) de capacidade instalada.
"As partes valorizaram a participação de 50% da EDP Ásia em 94 milhões de euros e a transacção deve resultar num ganho de capital para a EDP estimado em aproximadamente 110 milhões de euros em 2014, incluindo a reavaliação de 50% de participação da EDP na EDP Ásia", refere a EDP em comunicado ao mercado.
A eléctrica presidida por António Mexia sublinha que esta transacção surge no contexto da parceria estratégica com a CTG, firmada no final de 2011, após o grupo chinês ter ganho a privatização de 21,35% da EDP. Essa parceria previa que a CTG viesse a investir 2 mil milhões de euros em projectos da eléctrica portuguesa. Boa parte desse investimento tem sido concretizado por via da aquisição pela CTG de participações minoritárias em activos eólicos da EDP."
Sem comentários:
Enviar um comentário