Notícia dinheiro vivo
" O défice tarifário - a diferença entre o preço que os consumidores pagam de eletricidade e aquilo que ela custou a ser produzida - surpreendeu a EDP. A parte que entra nas contas da empresa cresceu no primeiro semestre e deverá fechar este ano uns 200 milhões de euros acima do previsto.
"O défice tarifário está um pouco acima do que esperávamos", disse o administrador financeiro da EDP, Nuno Alves, sexta-feira, na conference call de apresentação dos resultados aos analistas do mercado.
E acrescenta: "Na segunda metade do ano deverá continuar a crescer, mas de forma menos acentuado e por isso, em vez dos 500 a 600 milhões de euros para o ano será entre 700 e 800 milhões".
Segundo explicou Nuno Alves, este aumento está relacionado com o preço na pool, ou seja, no mercado ibérico, uma espécie de supermercado/bolsa onde as empresas compram e vendem a energia. Diz o CFO da EDP que, neste semestre o preço a EDP vendeu a eletricidade foi mais baixo e que "isso gera um défice" porque a produção custou mais.
A pate do défice tarifário que entra nas contas da EDP poderia ser ainda maior se a empresa não tivesse realizado várias securitizações. No total foram três no valor de 714 milhões de euros. "
Sem comentários:
Enviar um comentário