Denúncia e negociação do ACT/EDP |
Na reunião negocial do ACT/EDP, ocorrida hoje (04/12/2013), a CNS/Fiequimetal deu acordo à Cláusula 31ª. – Trabalho a meio tempo e tempo parcial; à Cláusula 82ª. – Efeitos das faltas justificadas; e à Cláusula 89ª. - Sanções disciplinares. No conjunto das 122 Cláusulas do ACT em negociação, até este momento demos acordo a 76 Cláusulas, significando que há ainda 46 sem acordo por, manifestamente, comportarem maior diferença entre posições.
No reatamento da negociação dos valores de eletricidade, a EDP disse esperar que os sindicatos renovassem as suas posições, uma vez que as mesmas ainda estavam muito afastadas da realidade desejável para enquadrar o direito em apreço. Lembrou ainda que a resposta das organizações sindicais à sua reformulação não foram equilibradas e não tiveram em consideração o esforço da empresa.
Na resposta, a CNS/Fiequimetal não desconsidera "o esforço da empresa" , mas entende que a mesma está ainda afastada dos valores desejáveis e possíveis, o que deve motivar a CN/EDP a evoluir para uma posição consentânea com a que a CNS/Fiequimetal tem demonstrado à Mesa, possibilitando um entendimento justo sobre o direito em negociação.
A CN/EDP reconsiderou a sua posição e, desafiando os sindicatos a evoluírem num valor idêntico àquele que iria anunciar, subiu dos 1.100 para 1.200 Euros. Disse ainda estar muito próxima do valor que considera ajustado, tendo em conta o histórico de consumos.
A CNS/Fiequimetal, ciente da importância de manter a linha de negociação num patamar de reciprocidade, evoluiu a sua posição para 1.550 Euros. Disse ainda que tem condições de evoluir um pouco mais caso a empresa também tenha abertura para o fazer.
A CN/EDP, depois de repetir o apelo de que estava muito perto do consumo considerado adequado às necessidades dos trabalhadores, reformulou a sua posição para 1.250 Euros.
A CNS/Fiequimetal, seguida da generalidade das organizações presentes, colocou a sua posição nos 1.500 Euros, aguardando resposta da empresa.
A CN/EDP informou não ter por hoje mais espaço para continuar a negociação e encerrou a sessão, prosseguindo a mesma no dia 18/12/2013, pelas 14,30 horas.
Esta fase da negociação, que sabemos difícil, deve merecer um acompanhamento mais atento dos trabalhadores, que resulte num apoio mais efetivo à CNS/Fiequimetal para, assim, evitarmos que direitos fundamentais sejam reduzidos ou mesmo eliminados. Todos ganharemos com o reforço de participação dos trabalhadores da EDP no processo negocial do ACT! Lisboa, 04 dezembro 2013
A CNS/Fiequimetal
Sem comentários:
Enviar um comentário