Comunicado da CT da Distribuição:
" A 18 de Fevereiro passado, realizou-se em Lisboa, uma reunião entre a Comissão de Trabalhadores (CT) e o Conselho de Administração da EDP Distribuição (CA), onde foram colocados diversos assuntos:
SITUAÇÃO GERAL DA EMPRESA
A empresa informou que no momento se esta a proceder ao fecho das contas de 2013, a finalizar o Orçamento para 2014 e está em preparação o Plano de Desenvolvimento da Rede para 2015/2019.
Deu ainda conta de que foi lançado o concurso de qualificação para a Empreitada Continua em 2015.
Entrou em funcionamento em Janeiro o novo Regulamento de Qualidade de Serviço e o novo Regime Sancionatório. Informou ainda que se espera para breve a definição jurídica sobre o novo Operador Logístico.
A C.T. vai continuar a acompanhar os documentos referidos e em devido tempo dará o seu parecer.
ALGUNS RESULTADOS DE 2013
A energia distribuída em 2013, comparada com o ano anterior, baixou 1,8% tendo subido em AT e MT.
Os pontos de ligação de rede mantiveram-se ao mesmo nível, tendo sido registado uma leve descida de 0,3%.
Registaram-se, com sério prejuízo para a empresa, perdas na rede da ordem dos 10%.
O TIE foi de 109 minutos em 2013.
O indexante dos ativos desceu.
Prevê-se que o resultado liquido fique ao mesmo nível de 2012.
INVESTIMENTOS
O investimento ficou abaixo do previsto para 2013 em especial pelo atraso na colocação das Energy Box. Para 2014 espera-se um investimento na ordem dos 310 milhões de euros face aos 280 milhões executados em 2013.
Prossegue o recrutamento de novos trabalhadores através da O&M. Já se registou a entrada de 45 novos trabalhadores e seguir-se-ão mais 30. A CT está a recolher informação sobre estas contratações e solicita aos colegas que nos façam chegar dados.
A empresa informou a C.T. de um reajustamento organizativo, tendo sido criada a AO do Algarve por fusão das duas AO’s existentes naquela área. Esta evolução era expectável, a CT há mais de um ano que tinha questionado o CA sobre a matéria, e acompanha a situação com a SUB. CT da DRCS.
ALGUMAS QUESTÕES COLOCADAS PELA CT
A CT realizou uma reunião com a SUB. CT da DRCT e após um trabalho conjunto colocou várias questões ao CA, entre elas:
A recente distribuição de telemóveis poderá ter acentuado alguma diferenciação negativa entre os trabalhadores. Acresce a verificação de que houve colegas a quem foi reduzido o plafond tornando-o insuficiente para fazer face às necessidades do trabalho.
A CT voltou a abordar o problema dos sistemas informáticos, nomeadamente do DM. A conclusão que se poderá retirar é que a empresa espera que a crescente subcontratação do projeto, e outras tarefas a PSEs, retirem necessidade de uso e capacidade à rede informática.
Repetem-se, na DODT, as dificuldades dos PSE na prestação de um trabalho de qualidade. Há imensas reclamações de inclusão errada de dados SIT, não reposição de iluminação pública, casos de consumidores três dias sem energia, atrasos significativos na chegada às avarias (a que os trabalhadores dos PSEs argumentam com a proibição de passagem em autoestradas), equipas sem elementos suficientes, sem qualificação profissional e a crónica ausência ou insuficiência de equipamentos de segurança.
Estes elementos poderão justificar um ligeiro aumento dos acidentes de trabalho – que se mantem desde 2011 -, conforme registo da EDP Distribuição para Fevereiro: “8 acidentes com baixa, em serviço (6 em 2013); 6 acidentes de origem elétrica (5 em 2013); 1 acidente por queda em altura (nenhum em 2013); 63% dos acidentes (5) foram com subcontratados (33% em 2013)”.
A próxima reunião da CT com o CA está agendada para o dia 8 de Maio.
Lisboa, 20/03/2014"
Sem comentários:
Enviar um comentário