Notícia Jornal de Negócios
"O Caixa BI reiniciou a cobertura das acções da EDP com uma avaliação de 3,20 euros e uma recomendação de “acumular”.
“A redução do endividamento da empresa, o investimento em nova capacidade de geração renovável, o perfil defensivo do negócio (com mais de 85% do EBITDA proveniente de actividades reguladas ou com contratos a longo prazo) e um ‘dividend yield’ de 6,5% são os aspectos mais interessantes da empresa”, afirma a analista Helena Barbosa numa nota de análise a que o Negócios teve acesso.
“Novas operações de securitização do défice tarifário serão importantes enquanto os riscos regulatórios e a pressão nos resultados devido às medidas adoptadas para diminuir os custos do sistema eléctrico são os principais riscos”, adianta a mesma analista.
“A EDP está fortemente empenhada em reduzir a alavancagem e atingir um rácio Net Debt/EBITDA (excluindo activos regulatórios) de 3,0x em 2015. Paralelamente a intenção de manter inalterada a política de remuneração aos accionistas tem sido sistematicamente referida. O dividendo mínimo por acção é de 0,185 euros o que corresponde a uma ‘dividend yield’ de aproximadamente 6,5% aos actuais preços de mercado, acima da média das empresas do sector.”
“Salientamos que, apesar de ter registado uma performance superior à do mercado, com o preço da acção a subir 25% em 2013, a EDP ainda transacciona a desconto face ao sector" em termos de PER" (rácio que mede a relação entre a cotação e lucros por acção).
As acções da eléctrica estão a descer 0,7% para 2,832 euros, o que significa que o potencial de valorização é de 13%, tendo em consideração a avaliação do CaixaBI."
Sem comentários:
Enviar um comentário